Guia de Episódios 1ª Temporada

001 - Pokémon, eu Escolho Você!
Resumo
A nossa história Pokémon começa com nosso herói, Ash Ketchum, na sua cidade natal Pallet, onde garotos e garotas ao completarem 10 anos de idade poderiam iniciar a tão sonhada jornada Pokémon pelo país.

Pokémon são criaturas de tamanhos variados e poderes especiais que habitam nesse mundo, junto com os humanos. O jovem Ash é um entusiasta Pokémon que possui uma curiosidade insaciável sobre eles. O dia em que ele estava esperando finalmente chegou; agora ele pode começar a sua jornada, um primeiro passo no seu destino para se tornar o melhor mestre Pokémon de todos os tempos.

Mas, antes de começar tal tarefa ambiciosa, Ash precisa receber o seu primeiro Pokémon do Professor Carvalho, um pesquisador que vive em Pallet. Ash precisava decidir antes um entre três Pokémon que iria acompanhá-lo na sua viagem inicial, mas dormiu até mais tarde no fatídico dia e acaba saindo de casa atrasado. Três outras crianças, que começaram a sua jornada antes de Ash, pegaram os Pokémon que ele queria.

Dentro de uma quarta Pokébola restante, Ash encontra Pikachu — um Pokémon raro que possui uma personalidade lietralmente chocante. Assim ele sai de sua cidade com seu Pokémon, Pokébolas e uma Pokéagenda, mas o seu Pokémon reluta em obedecer Ash, e ainda não gosta de ficar numa Pokébola.

No caminho de sua viagem, Ash e Pikachu são atacados por um grande bando de Spearows selvagens. Durante o ataque, é fortemente ferido e Ash corre desesperadamente para proteger Pikachu, mergulhando em um rio. Na fuga, Ash acaba sendo literalmente fisgado por uma menina chamada Misty e pega emprestado a sua bicicleta.

Agora com a bicicleta, Ash acaba caindo e os Spearows se aproximando. Ash entra na frente de Pikachu para protegê-lo, e Pikachu, vendo o que seu dono fez por ele, responde com a sua última força se jogando contra o bando e lançando um choque fortíssimo. Ash, depois do confronto vê um Pokémon voador, mas a Pokéagenda diz que ainda não possui informações, já que ele nunca foi catalogado.

Ash e Pikachu finalmente começam a sua jornada de amizade agora indo para o Centro Pokémon de Viridian para salvar Pikachu.


002 - Emergência Pokémon!

Resumo

Ash Ketchum finalmente chega em Viridian, procurando por um Centro Pokémon para recuperar seu Pikachu. No entanto, a cidade está em estado de alerta, já que ladrões de Pokémon estão na área. Ash é parado e interrogado por uma Policial Jenny, que confundiu Ash com um dos supostos ladrões de Pokémon.

Provada a identidade de Ash, graças à Pokéagenda recebida do Professor Carvalho, Jenny leva Ash e Pikachu na sua moto para o Centro Pokémon. Joy, a enfermeira, começa a cuidar de Pikachu. Passaram-se várias horas e Ash ainda aguardava a recuperação de Pikachu. No passar do tempo, ele recebe um telefonema de sua mãe que, além de outras coisas, lembra que o pai de Ash demorou 4 dias para chegar a cidade de Viridian (primeiro indício do pai de Ash).

Depois de ter falado com a sua mãe, Ash percebe, sob sua interpretação, num quadro o Pokémon que ele havia visto no episódio anterior (o Pokémon depictado na verdade é Articuno). O telefone toca outra vez; é o professor Carvalho, que também pergunta por notícias de Ash. Ash mostra o Pokémon que tinha visto, mas Carvalho fala que ele deveria estar enganado.

Depois que ele desliga o telefone, a menina da bicicleta, Misty, aparece. Ela começa a reclamar da bicicleta que Ash tinha roubado e quebrado, Ash trocando o assunto e consegue fazê-la parar de reclamar.

Pikachu finalmente sai da operação, mas ainda precisava de um descanso. Foi então que um alarme ecoa na sala: uma aeronave com uma gangue de ladrões de Pokémon havia entrado no espaço aéreo da cidade. Logo depois, dois Pokémon entram por uma das janelas, Ekans e Koffing, que prontamente levantam uma cortina de fumaça para a entrada de um casal. À medida que a fumaça baixava, as duas pessoas, chamadas Jessie e James, começam a recitar um lema: o lema da Equipe Rocket. Ao final do lema, aparece um terceiro Pokémon, um Meowth falante.

Fugindo dos Pokémon da Equipe Rocket, Ash, Misty e Joy entram numa espécie de depósito de Pokémon. A luz é cortada, mas graças a um gerador de energia (revelado como vários Pikachu descarregando suas energias) a sala voltou a ter luz. Joy imediatamente programa um teletransportador para mandar os Pokémon para a cidade mais próxima, Pewter, na esperança de salvá-las.

A Equipe Rocket arromba a porta da sala e Misty tenta distraí-los enquanto Ash foge com Pikachu. Os Pikachu que restauraram a energia no Centro são então comandados a dar um grande choque na Equipe Rocket, paralisando-os momentaneamente. O Pikachu de Ash dá o choque final, mas Koffing acaba soltando o seu gás venenoso que, em contato com a eletricidade, acaba gerando uma grande explosão, jogando a Equipe Rocket para longe e explodindo o centro Pokémon.

Depois desse momento a Equipe Rocket erroneamente decide roubar o Pikachu graças ao seu "grande poder". Ash, Misty e Pikachu então partem para a floresta de Viridian; lá encontram um Caterpie, um Pokémon Inseto. Mesmo não tendo sido enfraquecido, Ash arrisca jogar uma Pokébola...